Data Protection Act, 2019 (p. 638; § 1)

Nome da Lei
Data Protection Act, 2019 (p. 638; § 1)
Autoridade Supervisora
Office of the Data Protection Commissioner (DPC) (p. 641; § 1)
Escopo de aplicação/Extraterritorialidade

Aplica-se ao processamento de dados pessoais de indivíduos no Quênia, independentemente de onde o controlador de dados esteja localizado (p. 638; § 1)

Diferenciação entre controlador e operador

O Controlador decide os propósitos e meios de processamento de dados; o Operador processa dados sob instruções do Controlador (p. 641; § 1)

Dados Pessoais

Dados relacionados a uma pessoa identificada ou identificável, incluindo nome, endereço e identificadores eletrônicos (p. 641; § 1)

Dados Sensíveis

Dados que revelam raça, estado de saúde, origem étnica, crença, dados genéticos e biométricos, entre outros (p. 641; § 1)

Bases legais de tratamento de dados

Consentimento, cumprimento de obrigação legal, execução de contrato, proteção de interesses vitais, interesse público, entre outras bases (p. 641; § 1)

Requisitos de Segurança

Medidas técnicas e organizacionais apropriadas, incluindo criptografia e segurança física para proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados (p. 643; § 1)

Direitos do Titular de Dados

Direito de acesso, retificação, exclusão, restrição de processamento, portabilidade, entre outros (p. 643; § 1)

Transferências internacionais de dados

Transferências permitidas com consentimento do titular ou para países que oferecem proteção adequada conforme avaliação da DPC (p. 642; § 1)

Encarregado de Proteção de Dados/DPO

A nomeação de um DPO não é obrigatória, mas recomendada para monitorar a conformidade com a lei (p. 641; § 1)

Notificação de incidentes

Notificação obrigatória à DPC em até 72 horas em caso de violação de dados pessoais com impacto significativo (p. 643; § 1)

Dados de menores

Requer consentimento parental para processamento de dados de menores; políticas específicas devem ser implementadas para proteção de menores (p. 645; § 1)

Penalidades e sanções

Penalidades incluem multas de até 5 milhões de xelins quenianos ou até 1% do faturamento anual, além de possíveis sanções criminais, como prisão de até 10 anos (p. 644; § 1)