Várias leis e regulamentos, incluindo a Lei de Comércio Eletrônico de 2004 e a Carta de Direitos dos Cidadãos de 2016 (p. 562; § 1)

Nome da Lei
Várias leis e regulamentos, incluindo a Lei de Comércio Eletrônico de 2004 e a Carta de Direitos dos Cidadãos de 2016 (p. 562; § 1)
Autoridade Supervisora
Não há autoridade nacional específica de proteção de dados (p. 563; § 1)
Escopo de aplicação/Extraterritorialidade

Aplica-se ao processamento de dados pessoais dentro do Irã, sem menção explícita a extraterritorialidade (p. 562; § 1)

Diferenciação entre controlador e operador

Não há diferenciação específica entre controlador e operador nos textos legais analisados (p. 563; § 1)

Dados Pessoais

Nome, endereço, hábitos, informações bancárias, etc. (p. 563; § 2)

Dados Sensíveis

Dados relativos a questões familiares, registros criminais, origens tribais ou étnicas, crenças morais e religiosas, e dados de saúde (p. 563; § 4)

Bases legais de tratamento de dados

Consentimento do titular dos dados, respeitando a lei iraniana e condições especificadas (p. 563; § 3)

Requisitos de Segurança

Medidas razoáveis devem ser adotadas para proteger informações pessoais, com regulamentações específicas para setores sensíveis (p. 564; § 2)

Direitos do Titular de Dados

Direito de acessar, deletar ou retificar “mensagens de dados” (p. 563; § 3)

Transferências internacionais de dados

Transferências internacionais exigem consentimento expresso do titular e garantias de segurança adequadas (p. 564; § 1)

Encarregado de Proteção de Dados/DPO

Não há exigência de nomeação de DPO (p. 563; § 1)

Notificação de incidentes

Não há exigência legal para notificação de incidentes (p. 564; § 3)

Dados de menores

Sem informação específica sobre dados de menores (p. 564; § 3)

Penalidades e sanções

Penalidades incluem prisão de 61 dias a 6 meses e multas entre 1.000.000 e 10.000.000 rials (p. 564; § 4)